Postagens populares

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011


Rede evangélica contra a exploração infantil

“Bola na Rede: um gol pelos direitos de crianças e adolescentes”. Este é o nome da campanha contra a exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo, lançada pela Rede Evangélica Nacional de Ação Social (Renas).
O objetivo é formar um movimento contra a exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo, por ocasião da Copa do Mundo de Futebol, que ocorrerá no Brasil em 2014.
Junto com a alegria do esporte, o evento pode trazer mais violência contra crianças e adolescentes, uma vez que a exploração sexual na área do turismo é um grande atrativo para turistas brasileiros e estrangeiros. Segundo o governo federal, estima-se a vinda de 500 mil turistas na época da Copa, o que corresponde a 10% do total que o País recebe em um ano.
Este aumento preocupa as entidades de proteção e defesa de crianças e adolescentes. Em um levantamento da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, de janeiro a setembro de 2010 foram registradas 698 denúncias de exploração sexual infantil nas 12 cidades-sede da Copa e em João Pessoa (esta cidade foi incluída na pesquisa porque é considerada cidade-dormitório, devido à proximidade com Recife e Natal).
Comitês
“Bola na Rede” está estruturada em torno de 12 comitês de trabalho e mobilização, um em cada cidade-sede da Copa do Mundo. A sua estratégia é o trabalho em rede, mais dinâmico e agregador. A proposta é que o movimento se concentre nestas cidades, mas se espalhe para o resto do País.
O lançamento é uma iniciativa de oficialização do que já está acontecendo. A primeira ação ocorreu no Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças (18 de maio), quando foram realizadas marchas nas cidades-sede que mobilizaram quase 100 mil pessoas. No primeiro fim de semana de junho ocorreu o 16º Mutirão de Oração Pelas Crianças em Vulnerabilidade Social que mobilizou mais de 20 mil pessoas pelo País para orarem pelas crianças. Em todas as iniciativas, a campanha vai divulgar o Disque 100, um canal de denúncias de exploração e abuso sexual. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário