Postagens populares

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

“Cristão Sustentável” - PARTE 1


Há, sem duvida alguma, uma relação intima entre liderança cristã e o meio ambiente. Não é possível exercer a liderança sem cuidar do meio ambiente, pois trata-se da natureza excelentemente criada por Deus. Cuidar do meio ambiente é cuidar do ser humano, pois a qualidade de vida é essencial para a sua saúde. A Igreja deve ser o exemplo de comunidade que ensina e pratica a coleta seletiva do lixo; a economia de água e energia; o plantio de árvores; a diminuição dos poluentes. Ela deve ter um programa de educação ambiental, procurando mobilizar toda a sociedade para um engajamento sério neste assunto tão relevante.
Cuidar do meio ambiente é muito mais que moda, é estilo de vida saudável, agindo com responsabilidade. O cristão como cidadão deve ser o exemplo de responsabilidade social e desenvolvimento sustentável.
O homem tem o poder para dominar a natureza, porém o usa de modo errado. O cristão tem a responsabilidade de mostrar este domínio, porém corretamente: concedendo às coisas seu valor real; dominando, porém sem destruir. A Igreja sempre deveria ter ensinado este fato, porém, de modo geral, tem fracassado em fazê-lo, e necessitamos confessar nosso fracasso. 
 É o chamado ‘empreendimento saudável’ ou “desenvolvimento sustentável”, que procura unir o útil ao agradável. O cristão comprometido com as Escrituras tem uma visão bem apurada do ecossistema. Ele é um participante efetivo do desenvolvimento sustentável. Ele planta e estimula a plantar árvores, trabalha na despoluição dos rios e conscientiza as pessoas acerca da coleta seletiva, usando o material reciclável  para o reaproveitamento e outros materiais para a produção de energia limpa. Usa de forma inteligente a água e a energia. Então, tratar o meio ambiente com responsabilidade é uma tarefa continua do líder cristão comprometido com a ética do Reino de Deus.

“ Integrar “sustentabilidade” no contexto dos princípios sociais não tem a intenção de transformar o termo em “cristão”. Mais bem o conecta ao cristão e o ilumina com novas dimensões.”
Para ler:  SALMOS 24 : 1-2
- Mais sobre esse assunto na próxima edição IBRNEWS

Nenhum comentário:

Postar um comentário